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LENACAST 003 – Estratégias para uma Comunicação Assertiva

Segundo o dicionário, assertividade é:

* Aquilo que expressa segurança ao agir;
* Que se comporta de maneira firme;
* Que demonstra a decisão nas palavras.
Ou seja, um orador assertivo é mais do que um simples orador: É um excelente comunicador!

Como a assertividade se baseia no respeito mútuo, ela consiste num estilo de comunicação eficaz e diplomático. Ser assertivo mostra respeito e disposição para defender interesses, expressar pensamentos e sentimentos. Também demonstra consciência quanto aos direitos alheios, e esforços para trabalhar na resolução de conflitos.

Observação: Obviamente, não é apenas O QUE você diz (a mensagem) que importa, mas também COMO você diz.

A comunicação assertiva é direta e respeitosa. Ser assertivo oferece a melhor chance de entregar sua mensagem com muito sucesso. Se você se comunicar de uma maneira muito passiva ou agressiva, sua mensagem poderá se perder, porque as pessoas estão muito ocupadas reagindo à sua entrega.

A assertividade é se levantar e falar, dar a sua opinião e colaborar na discussão. Você não apenas fala, mas ouve e considera a opinião alheia, uma forma de comunicar que contribui para você conquistar mais respeito no ambiente de trabalho e obter melhores resultados.

E agora, após a explicação desse conceito, aí vão algumas dicas de comunicação assertiva:

🎯 Pratique dizer não com muita sabedoria e respeito: O “não” é importante para nossa vida, porque ele gera posicionamento e assertividade, e você não vai conseguir na vida dizer sim para tudo. Mas tem muita gente que possui dificuldade em negar um pedido, geralmente quem tem medo de desagradar o outro.

🎯 Timing é tudo: O momento certo para falar é tão importante quanto o que você vai falar, ou seja, exercite a sabedoria para saber diferenciar o momento de se calar e o momento em que você realmente não pode perder aquela oportunidade.

🎯 Controle Suas Emoções: Mantenha a calma! Por isso que é importante você se conhecer, entender dos seus gatilhos e suas reações…Para você respirar um pouco melhor e não deixar essa emoção te controlar.

🎯 Aprenda a entender como o outro pensa: Isso é muito mais do que empatia. Quando você entendo como o outro pensa, vai conseguir achar um ponto em comum para que possam realmente chegar em algum lugar e negociar. Isso é uma técnica de assertividade e negociação, porque, enquanto estiver fixado no seu mapa, no seu jeito de pensar e nas suas emoções, e não fizer esse exercício de empatia cognitiva, não vai ter a estratégia correta para entrar em conexão com o outro.

🎯 Ouça na essência: Eu sei que isso é básico, mas você consegue ouvir as pessoas sem interromper em uma discussão? Você consegue dialogar, esperando a sua vez, e escutar para tentar entender / respeitar o outro? Ouvir na essência é isso: Não ter pressa de falar e jogar o seu ponto de vista.

🎯 Estruture suas ideias: Precisamos ensaiar a nossa fala; mapear e colocar em blocos; estruturar com início, meio e fim; porque isso traz raciocínio e lógica. Quando você estrutura suas ideias, chega no ponto de destino, então é muito importante fazer esse exercício…e isso você pode fazer ensaiando, gravando áudios. Aliás, mandar áudio para as pessoas e se escutar para saber se está tendo lógica nas suas ideias é um feedback muito bacana.

🎯 Preste atenção na sua linguagem corporal: Isso mesmo! Veja o que seu corpo está dizendo, a forma com que você está falando! De repente, você acha que nem está sendo grosseiro e agressivo, mas está com uma cara super fechada, aumentou o volume da sua voz e está todo tenso. Então…relaxa! Deixe sua postura mais relaxada!

🎯 E, por último, tenha clareza e simplicidade: A clareza – saber o que eu quero com aquela conversa e qual é o meu grande objetivo – é o maior poder que existe na comunicação. E a simplicidade é um grande diferencial para que as pessoas que entendam de um jeito fácil. Nós precisamos facilitar a comunicação para todo mundo, independente de quem é o público.

Então nós podemos perceber que a pessoa que possui uma comunicação assertiva é o tipo IDEAL de colaborador. Há outras competências que podem ajudar muito, mas a comunicação, sem dúvida, é um dos maiores pilares. E eu acredito que esta é uma habilidade e uma característica que sobressai no mercado atual e competitivo.

Por isso, investir em treinamentos para desenvolver a comunicação assertiva dos colaboradores, empreendedores, vendedores (e, na verdade, em todas as áreas) é fundamental para garantir um excelente diálogo e uma ótima apresentação de produtos e/ou serviços.

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