fbpx

LENACAST 005 – Quem se comunica, prospera

Seja bem-vindo ao LenaCast 005!

Quero iniciar com uma frase: “Quem se comunica, prospera na carreira!”. Ah então quer dizer que não vou prosperar porque sou tímido/introvertido, Lena? Não é bem assim!

Quando eu estou falando de quem se comunica prospera, não estou dizendo que você tem que ser falante, extrovertido ou mudar sua natureza. A comunicação é muito mais do que uma pessoa que fala demais (inclusive já não é bem-vindo nos grupos quem fala demais)! Mas me refiro a se comunicar com assertividade: Falar na hora certa, ser objetivo, mas também se posicionar.

É muito importante entendermos que a timidez não é um problema! O tímido, quando fala algo que é apaixonado e engajado pelo assunto, vai vencer o medo.

É claro que é desconfortável, mas se nós queremos prosperar para alcançar um cargo melhor, é necessário liderar pessoas, e para isso precisamos nos comunicar com elas, nos fazer entender e persuadir.

🔵 Se eu quero ser empreendedor, tenho que persuadir minha equipe e o cliente com minhas convicções e visão.
🔵 Se desejo prosperar através das Vendas, é necessário aumentar meu networking e interagir mais.
🔵 Se almejo uma promoção na empresa, uma boa comunicação vai facilitar minha liderança.
🔵 Se sou youtuber ou digital influencer, preciso persuadir meus seguidores para que se interessem por meu assunto, e ter uma alta performance de comunicação em vídeos.
🔵 E se quero ser palestrante ou multiplicador, vou disseminar conhecimento para grupos através da minha fala.

Por isso que quem se comunica tem prosperidade na carreira, e eu não estou dizendo para você mudar sua natureza, porque você pode ser uma pessoa que se comunica bem, se faz entender, conduz uma reunião com excelência e alta performance, e que, ao mesmo tempo, é uma pessoa silenciosa, que prefere ficar “na sua” porque não é espalhafatosa. Então temos que parar de confundir.

A pessoa que se comunica bem está sempre antenada, fazendo seu autofeedback, gerenciando / mediando conflitos, usando da comunicação não violenta e da empatia, e não necessariamente é tagarela. Aliás, ninguém aguenta uma pessoa tagarela, a convivência é ruim. Então a comunicação que você vai prosperar é a assertiva e simples, que envolva também a inteligência emocional e o respeito.

Agora, pare e reflita: Você está dando a devida atenção na forma como você tem se comunicado? 🤔​

Envie seu comentário

Atendimento Whats