NÃO SEJA UMA CÓPIA

“Postura reta”, “ entonação da voz forte”, “gesticule até a altura da cintura”, “fale pausadamente”, “faça isso”, “não, assim está errado”.

Na hora de aprender a falar em público e ter uma boa comunicação , todas essas regras nos desanimam, não é mesmo? Dá até vontade de ser aquele perfil de pessoa que na hora da apresentação do trabalho na escola só se encarrega de montar e passar os slides.

Quem nunca, não é mesmo? Mas você já parou para pensar que falar em público é algo que praticamos todos os dias, sendo algo tão natural que nem percebemos? Tudo bem que expor uma ideia na frente do seu gestor da empresa acaba sendo um desafio, e até dá aquelas borboletas na barriga. Eu sei disso. Já passei pela mesma situação. Mas será que essas borboletas não podem ser uma sensação gostosa? Porque comunicar-se é uma sensação gostosa. Ela precisa ser prazerosa.

Oratória é como a escola, costumo dizer. Ninguém nasce sabendo. É algo que você estuda ao longo dos anos, mas principalmente, praticando. Só assim você aprende. Tire da sua mente todas as regras que já ouviu falar e apenas seja você. O primeiro passo para ser um bom comunicador é ser você.

Tire esse peso da consciência de “eu não consigo fazer assim” ou “eu não consigo ser igual ele”, porque você não precisa e nem deve copiar a personalidade de ninguém.

Já parou para pensar que a sua marca própria pode ser “copiada “ e “lembrada” por outras pessoas por justamente você ter o seu jeitão próprio? E eu particularmente adoro “jeitões próprios” . Outra coisa, não se culpe e não se martirize por não ter sucesso nas primeiras tentativas. A comunicação acontece naturalmente , então acalma a alma. Só respire e siga o fluxo do seu próprio tempo. Se respeite em primeiro lugar.

Mas uma dica: olhe no espelho e diga para si próprio: EU SOU FODA!!! Porque sim, você é foda, meu amigo.

Seja uma pessoa motivada todos os dias. Tenha prazer em ser o primeiro a falar. Tenha prazer em dar a sua opinião, em estar em destaque no seu grupo de amigos ou da empresa.

Seja visto para ser lembrado e não apenas uma cópia de alguém.
Quando você se der conta, já terá se tornado um comunicador de sucesso.

Envie seu comentário

Atendimento Whats